papelão ondulado e constituído basicamente por alguns elementos: Capa, Miolo.

Capa se refere a camada lisa do papelão, o miolo seria a camada corrugada, ou seja, a parte ondulada.

Agora temos algumas combinações como por exemplo esta citada a cima “capa miolo” (onda A) seria uma chapa face simples ou o próprio papelão ondulado flexível, muito utilizado para proteção de pisos em momento de obras: construções, reformas e até mesmo para proteção de móveis ou outros objetos.

Agora podemos falar de outras combinações onde se pode formar estruturas rígidas assim vindo a existir as chapas de papelão para a confecção das caixas de papelão.

Vamos começar pelas mais simples:

Agora vou falar um pouco da Onda B e também da Onda C. estes dois tipos de ondas tem muitas semelhanças e pouca diferença a olho nu.

Onda B e onda C: Estes seriam os tipos mais utilizado no mundo devido ao seu custo, muito conhecido como Duplex, nome popular adotado pelos primeiros fabricantes de papelão, o Duplex como a própria palavra já diz dupla, ou seja, duas capas, muitas das pessoas têm uma certa confusão nesta nomenclatura, pois o correto de se contar são as capas e não os miolos.

Onda B e onda C ou Duplex por que: se tem 2 (duas) capas somente um miolo as separando.

Erro grave, muitas das pessoas contam os miolos, achando assim que 1 (um) miolos seria o duplex.

Sobre suas diferenças vou deixar para falar em outro artigo pois esta parte muito técnica pode vir causar uma certa confusão agora no início.

Agora vamos ao próximo tipo de composição de onda, que segue em segundo lugar mais utilizado no mundo.

Onda BC: Agora estamos falando do popular Tríplex, este tipo de papelão é a junção da Onda B e Onda C em uma mesma estrutura. O tríplex vem de três camadas de capa, lembrando mais uma vez o que se conta na estrutura são as capas e não os miolos.

Segue mais um erro grave, algumas pessoas chamam esta estrutura de duplex por somar a quantidade de onda. (o que se conta são as capas).

Sei que posso parecer chato por falar tanto dos erros, mas esta e a grande confusão quando se fala em onda B, C e Onda BC.

Curtas:

Onda B: Duplex, duas capas e um miolo. Ou seja, Capa-Miolo-Capa

Onda C: Duplex, duas capas e um miolo. Ou seja, Capa-Miolo-Capa

Onda BC: Tríplex, três capas e dois miolos. Ou seja, Capa-Miolo-Capa-Miolo-Capa.

Chegamos a mais uma composição Onda E.

Onda E: mais chamado de micro ondulado, mesmas características da onda B e Onda C, sua grande diferença é miolo, pois suas ondas (corrugado) é bem mais flat (baixo), tipo de chapa mais utilizada para fabricação de caixas tipo off set, caixas display, modelos vistos em caixas de presente, aqueles modelos bem enfeitados, coloridos com impressões fotográficas.